terça-feira, 25 de agosto de 2009

PLANEJAMENTO DE AULA COM O USO DA FERRAMENTA BrOffice Calc

A planilha - BrOffice Calc- é uma ferramenta importante para ser utilizada no controle de gastos mensais e também pode propiciar ao aluno um real conhecimento da situação financeira de sua família.
Método de trabalho em sala de aula:
1) Levantamento prévio do salário dos pais;
2) Aluguel;
3) Água, luz e telefone;
4) Internet;
5) Escola;
6) Cursos (inglês, informática...)
7) Plano de saúde;
8) Alimentação (pesquisa de preços em mercados);
9) Vestuário;
10) Transporte e outros.
Após efetuada essa pesquisa, os alunos utilizaram a ferramenta BrOffice Calc para repassar os resultados e fazer as devidas somas, créditos e débitos. A partir daí, começaram a refletir cautelosamente sobre cada gasto. As surpresas foram inevitáveis : - Meu Deus, como nossos pais conseguem dar conta de tudo? Enfatiza um aluno.
- Precisamos rever nossos gastos! Não podemos comprar tanta coisa desnecessária! Comenta outro.
- Como uma família sobrevive com um salário mínimo? Ressalta outro.
E a sequência de questionamentos é interminável.
- Nossa, preciso ESTUDAR muito mais para ter uma excelente profissão, sustentar-me e comprar o meu carro também!!! E tem seguro, IPVA, combustível....e muito mais!!! diz um colega, apavorado.
-TURMA, temos que nos dedicar muito aos estudos, é ele que nos fará evoluir e ganharmos mais!!! Do contrário, o que faremos???? Sugere um colega à turma, a qual reage favoravelmente à conclusão do colega!
Realmente, o uso dessa ferramenta gerou muita polêmica e reflexão acerca da realidade cotidiana e esse levantamento teve um SALDO POSITIVO nas turmas trabalhadas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário